Este é o blog do grupo PET VETERINÁRIA da UNIPAMPA campus Uruguaiana.

O Blog tem a finalidade de troca de experiências e divulgação dos trabalhos realizados, acontecimentos como palestras e eventos. Queremos que o blog seja mais um meio de comunicação e interação com você, que é um interessado no assunto e entre os petianos!



Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Unipampa ou de outras áreas, cidadãos Uruguaianenses e região, nós do grupo PET VETERINÁRIA queremos saber a sua opinião sobre os trabalhos realizados, o blog, sobre temas que vocês gostariam que fossem abordados em palestras, enfim, aqui é um espaço NOSSO, do grupo PET VETERINÁRIA e de vocês!








quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projetos e Pesquisas

Avaliação clínica e morfométrica dos cavalos utilizados em Equoterapia e qualiquantificação dos praticantes em suas diferentes modalidades no Centro de
Equoterapia de Uruguaiana General Fidélis

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais que, de acordo com o Censo IBGE 2000, equivale a 14,5% da população brasileira. A prática da equoterapia possibilita aos portadores de necessidades especiais desenvolvimento corporal e mental. O projeto objetiva o conhecimento do eqüino utilizado para essa função e qualiquantifica os praticantes desta terapia do Centro de Equoterapia de Uruguaiana General Fidélis visando o aperfeiçoamento desta prática com a geração de ganhos terapêuticos e educacionais as pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, busca promover a interação benéfica entre alunos e professores de uma Instituição de Ensino Superior com pessoas que apresentam necessidades especiais e os profissionais que os acompanham, proporcionando um aprendizado social e educacional, bem como um crescimento pessoal de todos os envolvidos neste projeto.

Integrantes
Maria Lígia de Arruda Mistieri - Integrante / João Paulo da Exautação Pascon - Integrante / Claudia Acosta
Duarte - Coordenador / Ricardo Pozzobon – Integrante

Área de atuação
Clinica e terapêutica de grandes
 _______________________________________________

  

Tendinopatias do ombro em cães



Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação (2). 
Integrantes: Maria Lígia de Arruda Mistieri (Coordenador)

______________________________________________________

Ciclo de Palestra Interdisciplinares: Unipampa cidadã

Descrição: Debater sobre diferentes assuntos de relevância pública, prezando pela atualização das informações disseminadas, enfocado nos dados do município, a fim de revelar a situação do mesmo em relação a cada tema proposto, sempre estimulando a visão crítica e despertando a cidadania.
Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação (1). 
Integrantes: João Paulo da Exaltação Pascon, Claudia Acosta Duarte, Irina Lübeck, Roberto Thiesen, Marta Fioravanti Carpes, Diana Paula Salomão de Freitas, Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, Giselle Xavier Perazzo, Maria Lígia de Arruda Mistieri (Coordenador).

_______________________________________________________
.
Avaliação clínica ortopédica e do análise do líquido sinovial de cães comprovadamente portadores de leishmaniose.

Descrição: O presente estudo tem por objetivo descrever as observações decorrentes de avaliação epidemiológica e clínica-ortopédica criteriosa de cães comprovadamente portadores de leishmaniose no município de Uruguaiana, após realização dos testes sorológicos ELISA e RIFI. Adicionalmente, objetiva-se descrever as observações decorrentes da análise macroscópica e citológica do líquido sinovial destes cães, avaliando sua aplicabilidade como método parasitológico direto. Por fim, objetiva-se correlacionar os resultados da avaliação do líquido sinovial às alterações ortopédicas observadas. 
Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação (1). 
Integrantes: João Paulo da Exaltação Pascon, Irina Lübeck, Diogo Ferreira Bicca, Gabriela Aline Szinwelski, Bruno dos Anjos, Maria Lígia de Arruda Mistieri (Coordenador).


_______________________________________________________________________

Efeito do cádmio sobre o sistema reprodutor feminino: envolvimento do estresse oxidativo e papel protetor de compostos orgânicos de selênio.

Este projeto tem financiamento do CNPq (PQ e PIBIC) e também da FAPERGS (PROBIC). Além disso, ele é desenvolvido em parceria com um professor da USP da área de Química Orgânica que sintetiza os compostos de selênio e encaminha para testes de avaliação de potencial antioxidante e efeito biológico.

O projeto “Efeito do cádmio sobre o sistema reprodutor feminino: denvolvimento do estresse oxidativo e papel protetor de compostosorgânicos de selênio” será desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia da Reprodução (BIOTECH), sob coordenação da Prof. Francielli Weber Santos Cibin, com a colaboração dos professores Daniela dos Santos Brum e Fábio Gallas Leivas (UNIPAMPA- Campus Uruguaiana). Além disso, o trabalho conta com a importante parceria com o prof. Diogo Seibert Lüdtke, pesquisador do Departamento de Ciências Farmacêuticas da
USP que atua na área de síntese de compostos orgânicos de selênio (açúcares contendo selênio). Este projeto pretende avaliar o efeito da exposição aguda e sub-crônica ao cloreto de cádmio sobre o tecido ovariano de camundongas, bem como a habilidade de compostos orgânicos de selênio inéditos, obtidos através da incorporação de selênio em moléculas de açúcares, em proteger de um possível dano induzido pelo metal. A longo prazo, este trabalho poderia auxiliar no entendimento dos mecanismos envolvidos na redução da fertilidade feminina, especialmente em mulheres fumantes, uma vez que o cádmio está presente na fumaça de cigarro.

 Coordenação: Prof. Francielli Weber Santos Cibin
_______________________________________________

EFEITO DO ÓLEO DO FARELO DE ARROZ E DO GAMA-ORIZANOL SOBRE O DANO TESTICULAR INDUZIDO POR CÁDMIO

O projeto “Efeito do cádmio sobre o sistema reprodutor feminino: envolvimento do estresse oxidativo e papel protetor de compostos orgânicos de selênio” está sendo desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia da Reprodução (BIOTECH), sob coordenação da Prof. Francielli Weber Santos Cibin, com a colaboração dos professores Daniela dos Santos Brum e Fábio Gallas Leivas (UNIPAMPA- Campus Uruguaiana). Este projeto pretende avaliar o efeito da exposição aguda e sub-crônica ao cloreto de cádmio sobre o tecido ovariano de camundongas, bem como a habilidade de compostos orgânicos de selênio inéditos, obtidos através da incorporação de selênio em moléculas de açúcares, em proteger de um possível dano induzido pelo metal. Considerando que o cádmio está presente na fumaça de cigarro, a longo prazo, este trabalho poderia auxiliar no entendimento dos mecanismos envolvidos na redução da fertilidade feminina em mulheres fumantes.

Coordenação: Profª Drª Francielli Weber Santos Cibin
Mestrando em Bioquimica: Cristiano Chiapinotto Spiazzi
_________________________________________________

AVALIAÇÃO ELETROCARDIOGRÁFICA COMPUTADORIZADA DE CAVALOS DA RAÇA CRIOULA DO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS

A eletrocardiografia é uma ferramenta indispensável para a clínica médica e esportiva de cavalos, abarcando importantes informações diagnósticas, prognósticas e de desempenho atlético. Entretanto, a grande variedade morfológica e funcional entre as raças espelha as diferenças observadas nos parâmetros eletrocardiográficos, exigindo a padronização racial destas variáveis. No sul do Brasil e regiões circunvizinhas, a raça Crioula desempenha papel ímpar no cenário econômico e cultural, capacitada às diversas funções de trabalho e competições esportivas. Buscando preencher esta importante lacuna científica, objetivamos caracterizar os parâmetros eletrocardiográficos de cavalos da raça Crioula, do município de Uruguaiana e regiões fronteiriças. Para tanto, serão realizados registros eletrocardiográficos computadorizados em 40 exemplares da referida raça, em diferentes condições de idade, peso, sexo e atividade física.

Coordenador: João Paulo da Exaltação Pascon

Integrantes discentes: Roberto Carpenedo Caetano / Amanda Ines Hermes / Leticia Toscana Acosta
_______________________________________________

Produção in vitro de embriões bovinos com oócitos vitrificados em Líquido Folicular e submetidos à Injeção Intra Citoplasmática de Espermatozóides e a Transferência de Ooplasma;


A produção de embriões in vitro (PIV) com oócitos imaturos criopreservados é baixa quando comparada a oócitos frescos. A toxidade dos crioprotetores, as soluções crioprotetoras empregadas e a fecundação in vitro são importantes fatores a serem estudados na busca da solução destes problemas. Neste trabalho serão realizados 3 experimentos. No experimento I será avaliada a produção de blastocistos após a vitrificação de oócitos bovinos imaturos em solução de vitrificação com Etilenoglicol e Dimetilsulfóxido contendo 50 ou 100% de líquido folicular (LF) no meio base. No experimento II, após o reaquecimento, os oócitos serão maturados in vitro (MIV) e fecundados in vitro (FIV) pelo co-cultivo oócitos- espermatozóides ou submetidos a Injeção Intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI). No experimento III, oócitos MIV de baixa qualidade (grau III e IV) receberão transferência de ooplasma (10-15% do volume citoplasmático) de oócitos bovinos maturados de qualidade I e II para avaliar taxa de PIV. Os dados serão analisados utilizando o pacote estatístico SAS com nível de significância de 5%. Ao final do projeto espera-se obter resultados que possam elucidar aspectos importantes sobre os mecanismos básicos da FIV e do desenvolvimento embrionário de oócitos vitrificados. Espera-se aumentar os conhecimentos sob os mecanismos que influenciam a baixa taxa de fecundação e produção de blastocistos. Este estudo contribuirá para a busca de soluções para estes problemas com o intuito de aumentar a produção de embriões com oócitos vitrificados, bem como produzir embriões em quantidade e qualidade mais próximos aos não vitrificados e aos produzidos in vivo.

COORDENADOR:
Fábio Gallas Leivas

INTEGRANTES:
Alceu Mezzalira, Aline Moyses, Professora Daniela Brum, Fabiana Forel, Professora Francielli Weber Santos Cibin, Joana Carla Mezzalira, Lain Uriel Olhweiler, Professor Luiz Ernani Henkes

ÁREA DE ATUAÇÃO:
Biotecnologia da Reprodução.
_______________________________________________
Equoterapia


Resumo:O projeto objetiva o conhecimento do eqüino utilizado para a equoterapia e qualiquantifica os praticantes desta terapia do Centro de Equoterapia de Uruguaiana “General Fidélis” visando o aperfeiçoamento desta prática com a geração de ganhos terapêuticos e educacionais as pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, busca promover a interação benéfica entre alunos e professores de uma Instituição de Ensino Superior com pessoas que apresentam necessidades especiais e os profissionais que os acompanham. Isto gerará um aprendizado social e educacional, bem como um crescimento pessoal de todos os envolvidos neste projeto.

Coordenador: Claudia Acosta Duarte

Integrantes: Everton Ivens Bressan Sibirino, Mayara Nobrega, Natalia Folchini, Amanda Ines Hermes, Bruno Rodrigues.



_______________________________________________

Avaliação do comportamento materno-filial em ovinos.
A ovinocultura no estado do Rio Grande do Sul representa uma importante fonte econômica no estado. Houve uma grande redução dos rebanhos laníferos no estado, mas atualmente esta atividade vem ganhando força através da valorização da carne ovina. Um dos principais problemas para o setor é a alta taxa de mortalidade de cordeiros no período peri-natal, pois além de afetar o bem-estar animal também afeta o produtor,uma vez que os cordeiros são a principal forma de lucratividade desta atividade. Uma das maneiras para se diminuir essa mortalidade é a seleção de ovelhas que tenham um bom temperamento com seu cordeiro, facilitando o mesmo para a mamada, dando uma boa nutrição e o protegendo contra ataques de predadores. O projeto tem o objetivo de aumentar as taxas de desmame através do aumento da habilidade materna nas ovelhas.

Integrantes: Luiz Ernani Henkes, Lucas Abi Machado, Carlos André Lenz Scotto
Área de Atuação: Genética e Reprodução Animal

_______________________________________________
Infecção pelo vírus da Diarréia Viral Bovina e herpesvírus bovino em rebanhos bovinos da Fronteira Oeste e Pampa do Estado do Rio Grande do Sul.

Professor responsável: Prof. Dr. Mário C. S. Brum
Aluno: Leandro A. Mallmann
Local de realização: Setor de Virologia Veterinária do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.
Objetivo: identificar e determinar a presença de duas importantes viroses no rebanho bovino da fronteira oeste.
_______________________________________________
Avaliação da viabilidade de folículos pré-antrais de fêmeas bos taurus criopreservados isolados ou inclusos no tecido ovariano (in situ).

A biotécnica de manipulação de ovócitos inclusos em folículos pré-antrais (MOIFOPA) vem sendo utilizada como uma ferramenta para a pesquisa básica e aplicada em diferentes espécies. A padronização do isolamento e cultivo, bem como o desenvolvimento de um protocolo eficiente de criopreservação de FOPA de fêmeas bos taurus, permitiria a produção de conhecimento e aprimoramento de biotécnicas da reprodução pouco difundidas na região. Com o objetivo de estudar o potencial reprodutivo de raças Bos Taurus criadas na região do Pampa serão realizados três experimentos: Experimento1- Padronização da técnica de isolamento e método de transporte de ovócitos inclusos em folículos pré antrais de feto e fêmeas bos taurus adultas. Experimento 2 Sistemas de cultivo in vitro de ovócitos inclusos em folículos pré-antrais e Experimento 3- Avaliação de diferentes protocolos para a criopreservação de ovócitos inclusos FOPA isolados ou in situ. Para avaliar o efeito o efeito dos tratamentos nos diferentes experimento, serão realizados testes bioquímicas, histológia clássica, coloração por Azul de Tripan e medição dos folículos cultivados. Os dados obtidos serão analisados pelo método ANOVA seguido do teste  de Tukey-Kramer HSD para múltiplas comparações usando o JMP software. O domínio da biotécnica de MOIFOPA e o desenvolvimento de um protocolo eficiente de criopreservação de FOPA de fêmeas bos taurus, permitirão a produção de conhecimento em uma área promissora. Tais conhecimentos serão fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de biotécnicas da reprodução que visem melhorar a eficiência reprodutiva de fêmeas com elevado valor genético.
Professora: Daniela dos Santos Brum

Integrantes: Fábio Gallas Leivas - Integrante / Maiara Aine Gonçalves - Integrante / Aline Barros Moyses - Integrante / Daniela dos Santos Brum - Coordenador.

Área de atuação: Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Reprodução Animal / Especialidade: Fisiopatologia da Reprodução Animal.
_______________________________________________

Conscientização sobre posse responsável de animais






Fotos do Teatro de Fantoches "Melhor Amigo"





 _______________________________________________

Direção do Hospital Universitário Veterinário

Coordenar, juntamente com os coordenadores clínicos das diferentes áreas de atuação do HUVet, as ações ligadas ao hospital veterinário, envolvendo a execução de aulas práticas, pesquisas e os serviços prestados a comunidade.
Todo este trabalho é desenvolvido por um grupo, contando com os professores do curso de Medicina Veterinária ligados ao HUVet e com os técnicos administrativos locados no hospital. Sem a colaboração de todos, seria impraticável administrar um órgão como esse sozinho.


Envolvidos:
Prof. Dr. Roberto Thiesen
Prof. Dr. João Paulo da Exaltação Pascon
Profa. Dra. Maria Ligia Mistieri
Profa. Dra. Claudia Acosta Duarte
Prof. Dr. Ricardo Pozzobom
Técnicos Administrativos em Educação (TAEs)

Área de atuação: Administração e coordenação de atividades hospitalares
_________________________________
Projetos Professor Décio Rebellatto

Projeto de educação e tutorial Veterinária/Unipampa Uruguaiana

Os participantes:
TUTOR: Décio Rebellatto
Aline Cogo
Crisley Dichete
Daniele Missio
Diego Corazza
Elton Peres Pereira
Everton Bressan Ivens Sibirino
Gabriela Ceratti Hoch

Jessé Turcheilo Grundemann 
Rodrigo Santos
Tainã de Souza
Vanessa Scapin da Silva

Área de atuação: Ensino, pesquisa e extensão
Objetivo: Melhorar a formação dos acadêmicos do curso de medicina veterinária da Unipampa, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando agregar conhecimento e desenvoltura aos envolvidos.



Análise ecônomica da criação de animais de reposição-Bovinos de leite


Participantes: Manoel Borges, Augusto Ways, Daniele Missio.
Área: Bovinocultura de Leite
Objetivo: Desenvolver análise econômica da criação de animais de reposição destinados a produção de leite.



Perfil de docentes e discentes do curso de medicina veterinária da Unipampa

 
Área: Ensino
Objetivo: Estudar o perfil dos docentes e discentes que ingressaram na Unipampa desde a data da criação do curso de Medicina Veterinária dessa Instituição.




Primeira semana acadêmica do curso de medicina veterinária da Unipampa

Participantes:
Alex de souza Batista
Bárbara Alvim Fernadez
Carlos Scotto
Caroline da Silva Silveira
Cecilia Machado
Crisley Dichete
Daniele Missio
Elton Peres Pereira
Everton Bressan Ivens Sibirino
Gabriela Ceratti Hoch
Hellen Bertti
Isabel Critina Becker
Jessé Turcheilo Grundemann 
Luis Vitor Pereira Centeno
Leandro Mallmann
Rodrigo Santos
Vanessa Scapin da Silva

Área: Ensino
Objetivo: Agregar conhecimento aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unipampa.





Composto corporal de vacas da raça Holandesa e sua relação com animais que são descartados do rebanhos.

Participantes: Décio Rebellatto
Área: Bovinocultura de leite
Objetivo: Estudar se existe relação entre o tamanho de vacas da raça Holandesa e o descarte desses animais.



__________________________________________

AVALIAÇÃO A CAMPO DO POTENCIAL ENTOMOPATOGÊNICO DE METARHIZIUM ANISOPLIAE CONTRA O CARRAPATO RHIPICEPHALUS

O Estado do Rio Grande do Sul é caracterizado por apresentar um sistema produtivo baseado principalmente na exploração primária. O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é responsável por prejuízos na produção pecuária, envolvendo perdas diretas e indiretas como mortalidade do gado, principalmente das raças europeias; desenvolvimento lento dos animais parasitados, acarretando diminuição da produção de carne e leite; transmissão de agentes patogênicos como os da tristeza parasitária bovina; perdas na produção de couro; e gastos com produtos carrapaticidas (Bittencourt et al., 1999). Os fungos compõem um grupo especial de microrganismos para o controle biológico, pois se destacam no controle de insetos-alvo, devido a sua fácil produção para fins comerciais, como também pela sua capacidade de invadir, de forma ativa, seus hospedeiros, não necessitando de sua prévia ingestão para desenvolverem o efeito tóxico (Mccoy & Tigano-Milani, 1992). Existem diferenças na patogenicidade e virulência dos isolados fúngicos de M. anisopliae contra seus hospedeiros (Bruck & Donahue, 2007; Pirali-khirabadi et al., 2007). A seleção de linhagens fúngicas mais patogênicas é realizada principalmente por bioensaios in vitro. Esses testes têm mostrado um grande potencial de M. anisopliae em controlar diferentes artrópodes, abrangendo insetos das ordens Coleóptera, Hemíptera e Díptera, como também ácaros (Liu et al., 2003; Angel- Sahagún et al., 2005; Maraninno et al., 2006; Shi et al., 2008; Albernaz et al., 2009; Araujo et al., 2009). A investigação de formulações que possam aumentar o tempo de meia vida do entomopatógeno em condiçoes naturais e que abranjam a tríade hospedeiro, patógeno, ambiente podem ser vantajosas principalmente para a aplicação em populações resistentes aos métodos tradicionais de controle. Ainda, o estudo de formas alternativas para o controle do carrapato bovino em uma região sabidamente afetada por este ectoparasita tem por objetivo contr.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação / Doutorado
Integrantes: Irina Lübeck - Coordenador.



____________________________________________________

Professora Daniela dos Santos Brum

FORMAÇÃO
GRADUAÇÃO: Medicina Veterinária, UFPEL, 1997.
MESTRADO: Medicina Veterinária, Fisiopatologia da Reprodução, 2000.
DOUTORADO: Medicina Veterinária, Fisiopatologia da Reprodução, 2004
ÁREA DE CONHECIMENTO: Reprodução Animal

Linha de Pesquisa:

1- Fisiologia de gametas e embriões
2- Aspiração folicular in vivo (OPU) e Produção in vitro de embriões bovinos (FIV)
3- Criopreservação de gametas e embriões

2008-2012 - Implantação do Laboratório de Biotécnicas da Reprodução na região do Pampa do estado do Rio Grande do Sul: pesquisa básica e aplicada, Coordenador, Financiamento CNPq Edital 03/2009 e PBDA-Unipampa.

2010-2012 – Produção in vitro de embriões bovinos com oócitos vitrificados em Líquido Folicular e submetidos à Injeção Intra-Citoplasmática de Espermatozóides e a Transferência de Ooplasma, Colaboradora, Financiamento FAPERGS (PqG 2010) e PBDA/Unipampa 2011.




Descrição: Visita às escolas de ensino básico e fundamental com palestras de curta duração sobre bem-estar animal, saúde pública e guarda responsável de animais. Também há participação e exposição em eventos municipais.
Natureza: Extensão. 
Alunos envolvidos: Graduação (12) 
Integrantes: João Paulo da Exaltação Pascon, Claudia Acosta Duarte, Shana Garmatz, Irina Lübeck, Tainã Guim Normanton, Elisa Lübeck Terra, Diogo Ferreira Bicca, Maria Lígia de Arruda Mistieri (Coordenador)
Número de orientações: um.